Antes de mais nada, saiba quem é TONY ROBBINS Autoridade mundial em psicologia de liderança,…
Como Lidar Com Colaboradores Desmotivados
A motivação é fundamental para manter qualquer equipe trabalhando em harmonia.
Sem um ambiente propício, que estimule esse estado de espírito, é bem provável que os colaboradores ficarão infelizes e, consequentemente, a produtividade da empresa irá diminuir consideravelmente.
Ter colaboradores desmotivados é algo muito comum nas empresas, então, se este é o caso da sua empresa ou da sua equipe, não se desespere.
Algumas possíveis causas da desmotivação são a jornada de trabalho, problemas pessoais ou pela baixa remuneração. Outro fator relevante que atrapalha a produtividade é a má gestão da liderança.
Trabalhar a comunicação e a relação interpessoal é o primeiro passo para conseguir uma equipe de alta performance.
Antes de observarmos como tratar a falta de interesse, é importante diagnosticar. Então abaixo você verá alguns possíveis sinais de desinteresse:
- Falta de entusiasmo nas atividades;
- Aumento das reclamações;
- Chegar tarde ao trabalho;
- Baixa qualidade na execução das tarefas;
- Conflitos constantes com colegas;
- Preocupação recorrente com o horário de saída;
- Quantidade de respostas negativas;
- Falta de vontade em colaborar com a equipe ou participar das atividades;
- Relutância em relação a mudanças;
- Citar o salário como único fator de motivação para seguir no emprego.
Se a falta de motivação de um funcionário é pontual e limitada, as consequências para a organização podem ser menos observáveis. Porém, se existe uma situação de falta de motivação e engajamento generalizada, dificilmente esta empresa sustentará resultados consistentes no médio e longo prazo.
Motivação versus Valores da Empresa
Todos nós temos objetivos próprios que se relacionam com os nossos propósitos de vida e carreira. Por isso, um grande fator de desmotivação é quando o profissional percebe que sua missão e seus valores individuais não estão alinhados aos da empresa.
O colaborador desmotivado sente que não se desenvolveu no cargo ou empresa atual. Não se sente parte do grupo, faltando-lhe senso de pertencimento. Por vezes, ele se sente de mãos atadas por falta de recursos e ferramentas adequadas. Isso faz com que cada vez mais o relacionamento com o gestor imediato ou superior seja ruim, quando não se torna inexistente.
Ou seja, não existe conexão emocional entre o funcionário e a empresa.
Colaboradores não deixam as empresas, mas sim os seus líderes.
É comum ouvirmos que os colaboradores não deixam as empresas, mas sim os seus líderes. Isso porque o papel do gestor é o de inspirar pessoas, incluí-las, mobilizá-las, acompanhá-las, informá-las constantemente sobre a nova direção que devem tomar. Nem sempre isso ocorre da melhor forma possível, impactando o nível de engajamento do time.
COMO MUDAR ESSA SITUAÇÃO
Alguns hábitos podem ajudar a conseguir ter um time motivado e que queira contribuir para o crescimento da empresa. Procure pessoas que se adequam à cultura da empresa e se identificam com os propósitos dela.
A base de toda e qualquer equipe de alta performance é a confiança. E para que ela se estabeleça, é preciso que o líder esteja disposto a ser transparente. Só assim as pessoas se sentirão seguras em ser elas mesmas e declarar o que as incomoda.
Mostre humanidade. Isso o ajudará a se conectar com a outra pessoa e criar um ambiente de abertura para conversas verdadeiras e corajosas.
Reúna a equipe com frequência, com o intuito de apresentar o que cada um está fazendo, seus resultados individuais e como seus esforços compõem o resultado do time como um todo.
Dê feedbacks individuais constantemente. Deixe claro o que você espera de cada um de seus funcionários. Clarifique metas, tarefas e prazos. O colaborador precisa saber exatamente o que se espera dele em cada uma das situações.
Proporcione um ambiente colaborativo, dê espaço para que os funcionários tenham voz ativa e seja empático, procure entender como estão suas vidas dentro e fora da empresa.
Dessa forma, sempre terão profissionais motivados, satisfeitos, e que se tornarão mais que colaboradores, e sim, serão parceiros que abraçam a causa e se dedicam a entregar resultados extraordinários.
Precisa de ajuda para mudar esse quadro em seu time, ou em sua empresa? Invista em treinamentos e mentoriais empresariais.
Conheça o nosso cronograma de cursos.
– Instituto Iluminar – Desenvolvimento Pessoal & Profissional
Este artigo tem 0 comentários