skip to Main Content

Como Lidar Com Colaboradores Desmotivados

A motivação é fundamental para manter qualquer equipe trabalhando em harmonia.

Sem um ambiente propício, que estimule esse estado de espírito, é bem provável que os colaboradores ficarão infelizes e, consequentemente, a produtividade da empresa irá diminuir consideravelmente.

Ter colaboradores desmotivados é algo muito comum nas empresas, então, se este é o caso da sua empresa ou da sua equipe, não se desespere.

Algumas possíveis causas da desmotivação são a jornada de trabalho, problemas pessoais ou pela baixa remuneração. Outro fator relevante que atrapalha a produtividade é a má gestão da liderança.

Trabalhar a comunicação e a relação interpessoal é o primeiro passo para conseguir uma equipe de alta performance.

Antes de observarmos como tratar a falta de interesse, é importante diagnosticar. Então abaixo você verá alguns possíveis sinais de desinteresse:

  • Falta de entusiasmo nas atividades;
  • Aumento das reclamações;
  • Chegar tarde ao trabalho;
  • Baixa qualidade na execução das tarefas;
  • Conflitos constantes com colegas;
  • Preocupação recorrente com o horário de saída;
  • Quantidade de respostas negativas;
  • Falta de vontade em colaborar com a equipe ou participar das atividades;
  • Relutância em relação a mudanças;
  • Citar o salário como único fator de motivação para seguir no emprego.

 

Se a falta de motivação de um funcionário é pontual e limitada, as consequências para a organização podem ser menos observáveis. Porém, se existe uma situação de falta de motivação e engajamento generalizada, dificilmente esta empresa sustentará resultados consistentes no médio e longo prazo.

Motivação versus Valores da Empresa

Todos nós temos objetivos próprios que se relacionam com os nossos propósitos de vida e carreira. Por isso, um grande fator de desmotivação é quando o profissional percebe que sua missão e seus valores individuais não estão alinhados aos da empresa.

O colaborador desmotivado sente que não se desenvolveu no cargo ou empresa atual. Não se sente parte do grupo, faltando-lhe senso de pertencimento. Por vezes, ele se sente de mãos atadas por falta de recursos e ferramentas adequadas. Isso faz com que cada vez mais o relacionamento com o gestor imediato ou superior seja ruim, quando não se torna inexistente.

Ou seja, não existe conexão emocional entre o funcionário e a empresa.

Colaboradores não deixam as empresas, mas sim os seus líderes.

É comum ouvirmos que os colaboradores não deixam as empresas, mas sim os seus líderes. Isso porque o papel do gestor é o de inspirar pessoas, incluí-las, mobilizá-las, acompanhá-las, informá-las constantemente sobre a nova direção que devem tomar. Nem sempre isso ocorre da melhor forma possível, impactando o nível de engajamento do time.

COMO MUDAR ESSA SITUAÇÃO

Alguns hábitos podem ajudar a conseguir ter um time motivado e que queira contribuir para o crescimento da empresa. Procure pessoas que se adequam à cultura da empresa e se identificam com os propósitos dela.

A base de toda e qualquer equipe de alta performance é a confiança. E para que ela se estabeleça, é preciso que o líder esteja disposto a ser transparente. Só assim as pessoas se sentirão seguras em ser elas mesmas e declarar o que as incomoda.

Mostre humanidade. Isso o ajudará a se conectar com a outra pessoa e criar um ambiente de abertura para conversas verdadeiras e corajosas.

Reúna a equipe com frequência, com o intuito de apresentar o que cada um está fazendo, seus resultados individuais e como seus esforços compõem o resultado do time como um todo.

Dê feedbacks individuais constantemente. Deixe claro o que você espera de cada um de seus funcionários. Clarifique metas, tarefas e prazos. O colaborador precisa saber exatamente o que se espera dele em cada uma das situações.

Proporcione um ambiente colaborativo, dê espaço para que os funcionários tenham voz ativa e seja empático, procure entender como estão suas vidas dentro e fora da empresa.

Dessa forma, sempre terão profissionais motivados, satisfeitos, e que se tornarão mais que colaboradores, e sim, serão parceiros que abraçam a causa e se dedicam a entregar resultados extraordinários.

Precisa de ajuda para mudar esse quadro em seu time, ou em sua empresa? Invista em treinamentos e mentoriais empresariais.

Conheça o nosso cronograma de cursos.

– Instituto Iluminar –  Desenvolvimento Pessoal & Profissional

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Instituto Iluminar
Conheça nossos treinamentos e alcance os resultados que você busca em sua vida pessoal e profissional.
Treinamentos Pessoais
Treinamentos Profissionais
Instituto Iluminar
Siga nas Redes Sociais
Contatos
Back To Top
Buscar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?