fbpx skip to Main Content

Em Busca Do Autodesenvolvimento

Você conhece a pirâmide de Maslow?

 

Para Maslow, o topo da pirâmide é a necessidade de autorrealização (que seria o constante crescimento, a realização de sonhos, poder usar todo o potencial, ser aquilo que se pode ser, fazer o que se gosta e é capaz de conseguir, autonomia, independência).

Este assunto também é estudado por outros autores que nos apresentam a continuidade no processo de evoluir; autoconhecimento; autocontrole; aperfeiçoamento da inteligência emocional, entre outros, como sendo a chave para a satisfação e a felicidade.

Tudo isso pode ser resumido em uma só palavra: autodesenvolvimento.

Mas o que é autodesenvolvimento?

Qual a importância?

O que fazer para alcança-lo?

 

Autodesenvolvimento começa a partir do momento em que assumimos nossa responsabilidadediante de nosso crescimento profissional e pessoal. Se não buscarmos recursos, novas possibilidades e condições, nada vai acontecer. O dinheiro ajuda? Sim! Mas não determina o quanto feliz você vai ser.

Quem procura se autodesenvolver alcança o crescimento emocional, mental, social, espiritual, físico e profissional.

Pessoas autodesenvolvidas aprendem a usar os benefícios de estar abertas a novas experiências, conceitos e percepções.

O autodesenvolvimento é importante para alcançarmos a satisfação de ser quem somos e fazer o que fazemos.

Quando nos autodesenvolvemos conseguimos nos relacionar melhor com as pessoas; desenvolvemos nossa automotivação; compreendemos melhor nossas próprias emoções e dos outros, maior autocontrole.

 

Em questão profissional, entendemos qual a relação entre nossos objetivos e nosso trabalho, nossa produção tem mais valor, criamos oportunidades para uma carreira de sucesso.

Como buscar o autodesenvolvimento?

A felicidade tem um preço e nem sempre tem a ver com dinheiro. Aqui o maior preço é conseguir sair da zona de conforto, pois é muito fácil colocar a culpa no outro quando na verdade a responsabilidade é nossa.

Então, aqui vão alguns passos que você pode seguir para se autodesenvolver e alcançar a satisfação de viver:

Conhecer a si mesmo

Você precisa ter clareza das suas qualidades, defeitos, sonhos, do que não gosta, do que gosta, suas habilidades, seus valores e princípios.

Procure feedbacks

Certifique-se de que aquilo que você faz está sendo interpretado da forma que você acredita estar fazendo ou falando. Esteja preparado(a) para ouvir, pois pode se surpreender tanto para o lado bom, quanto para o lado ruim. O bom disso tudo? É uma oportunidade de se ver com outros olhos.

Defina objetivos e metas

Nesse ponto o autoconhecimento vai ajudar bastante e quando definir suas metas e objetivos vai ficar mais fácil estabelecer um planejamento.

Persista

Entenda que o processo não será simples, vai ter momentos mais difíceis que outros, mas precisa pensar a longo prazo e seguir, mesmo que com uma velocidade menor. Não temos controle sobre tudo, eventos externos vão acontecer (críticas, demissão, perda de um familiar…) vá devagar nestes momentos, mas não perca o foco.

Avalie suas crenças

Temos várias crenças e algumas delas, nos limitam, impedindo que enxerguemos todo nosso potencial. Somos aquilo que pensamos, então as coisas só tendem a dar certo quando confiamos mais na nossa capacidade.

Inspire-se em outras pessoas

Busque conhecer pessoas que estão neste processo de autodesenvolvimento, e aquelas que já alcançaram o alto da pirâmide. Pode ser em autobiografias ou pessoas próximas a você.

Lembre-se, ser feliz é estar satisfeito consigo mesmo!

 

Se gostou do conteúdo, ou quer saber mais sobre o assunto, continue nos acompanhando em todas as nossas redes sociais.

– Instituto Iluminar –  Desenvolvimento Pessoal & Profissional

Back To Top
Buscar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?