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Como Criar Um Bom Ambiente De Trabalho

Está a frente de algum time ou empresa e não sabe mais o que fazer para criar um bom ambiente de trabalho?

Chegou ao lugar certo. Neste artigo, vamos te dar 8 dicas práticas, sobre COMO CRIAR UM BOM AMBIENTE DE TRABALHO.

Como gestor, sua missão é saber lidar com as pessoas e ajudá-las a resolver o problema delas.

A boa gestão deve apostar em transparência e em simplicidade.

Isso porque a “eficácia operacional” só vai surtir efeito, ou seja, os resultados da equipe só aparecerão quando todos perceberem que regras claras e justas estão estabelecidas.

Confira algumas sugestões de melhorias no trabalho e descubra como ser um bom gestor e manter o clima organizacional agradável e produtivo:

1. Esteja aberto a novas maneiras de ver as coisas.

Os melhores gestores são flexíveis, adaptáveis ​​e sintonizados com seu ambiente. Eles estão sempre à procura de oportunidades. Por isso, seja um bom ouvinte e esteja atento a tudo.

Muitas das melhores ideias para a melhoria de processos rotineiros vêm de empregados nas trincheiras, porque eles estão mais próximos do trabalho real.

A rigidez é inimiga do progresso.

Não tenha medo de mudar processos organizacionais já estabelecidos e se afastar do usual “esta é a maneira que sempre fizemos aqui”.

2. Seja um exemplo de excelência.

Espere excelência, mas não imponha padrões inatingíveis. Os melhores gestores não são os “mais difíceis” ou “mais agradáveis”, mas aqueles que conseguem obter os melhores resultados das pessoas.

Uma vez que seus colaboradores reconhecem que você tem altos padrões, eles exigirão excelência de si mesmos, pois a tendência é se espelharem em você.

3. Tenha objetivos mensuráveis.

Os objetivos mensuráveis ​​são os melhores amigos de um gestor. Eles se movem e traduzem em melhor desempenho no trabalho no reino subjetivo da motivação. Não tem como melhorar o ambiente de trabalho sem isso.

Certifique-se de que seus colaboradores sabem em que eles precisam se concentrar.

4. Proteja seu tempo como se fosse ouro

Os gestores são rotineiramente puxados em muitas direções e os executivos mais eficientes protegem seus horários como verdadeiros vigilantes. Isso porque eles têm a consciência de que o tempo é um ativo de gerenciamento essencial para a tomada de decisão.

Eles fazem o que precisam fazer, é claro, mas estipulam prioridades e delegam de forma eficaz.

5. Comunique-se regularmente

Forneça feedbacks significativos em tempo real!

A comunicação é tão fundamental para a boa gestão e para o ambiente de trabalho, que não pode ficar de fora da nossa lista. Oferecer regularmente feedbacks claros (apontando ações que justifiquem suas ideias) faz parte da rotina de todo bom gestor.

Se quer mesmo saber como melhorar o ambiente de trabalho, esteja prontamente disponível para aqueles que você gerencia. Estar sempre presente, ser acessível, ainda que você esteja gerenciando remotamente por telefone, e-mail, videoconferência etc., é um fator engajador para a equipe.

6. Administre os conflitos

Como qualquer gestor sabe, o ambiente de trabalho é um terreno fértil para o conflito. Questões interpessoais, remuneração, reconhecimento, problemas de redução de custos, demissões, relações de gestão de funcionários…

Os colaboradores são bons observadores; eles sabem identificar quem entra em ação quando necessário e quem não entra.

Eles respeitam os gestores que enfrentam situações difíceis, assim como eles vão perder o respeito por aqueles que cronicamente decidem evitá-los.

7. Implemente melhorias físicas.

Não tem como melhorar o ambiente de trabalho sem que o gestor pense no espaço físico. Afinal, é muito difícil ser produtivo se os colaboradores não possuem os equipamentos certos em suas mãos.

Isso envolve mesas e cadeiras confortáveis, pensando nas questões de ergonomia para não prejudicar a saúde do funcionário. Além disso, uma das ideias de melhorias no trabalho envolve o investimento em bons materiais e instrumentos, que não fiquem dando problema toda hora.

Por exemplo, ter a licença dos softwares que os seus colaboradores precisam para que os programas não travem a todo momento é uma boa maneira de melhorar a produtividade da equipe.

8. Estabeleça um plano de carreira.

Uma das maiores motivações dos funcionários vem através do investimento por parte da empresa em um plano de carreira. Isso porque traz mais segurança e estabilidade para o colaborador.

Já para a empresa, essa é uma estratégia positiva porque incentiva ainda mais os bons funcionários a continuarem engajados, produtivos e a buscarem sempre melhorar seus resultados.

Como você pôde observar, estratégias de gestão mais elaboradas não funcionam se o básico não for aplicado no dia a dia.

Ou seja, você não vai ser capaz de motivar as pessoas da equipe que querem progredir nas suas carreiras sem oferecer o essencial, como uma estrutura com bons equipamentos e uma boa comunicação entre a equipe.

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– Instituto Iluminar –  Desenvolvimento Pessoal & Profissional

 

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