skip to Main Content

Treinamento E Desenvolvimento

Na sua empresa, treinar e desenvolver os profissionais é visto como uma despesa ou investimento?

Caso sua resposta tenha sido a primeira opção, acredite: você não está sozinho. Muitos empresários e profissionais de recursos humanos passam pelo mesmo obstáculo ao tentar implantar um plano de treinamento e desenvolvimento, mesmo sabendo que o mundo corporativo é altamente competitivo e que, para nos mantermos vivos neste universo, a competência profissional é um diferencial das corporações.

O que é treinamento e desenvolvimento?

De maneira simples, podemos conceituar treinamento e desenvolvimento como um conjunto de ações planejadas que a empresa realiza para contribuir com a geração de resultados alinhados aos objetivos organizacionais.

Logo, de acordo com seu negócio, o time traça os conhecimentos, habilidades e atitudes que os profissionais, em diferentes setores, precisam adquirir para agregar valor ao negócio e aprendizado organizacional.

“Treinamento é o processo sistemático que envolve uma mudança de habilidades, conhecimento, atitudes ou comportamento dos empregados, estimulando-os a serem mais produtivos na direção do alcance dos objetivos organizacionais” – Chiavenato (2010)

Em uma perspectiva tradicional, observamos que de um lado há o profissional que recebe capacitação, adquire novos conhecimentos, habilidades e está apto a exercer suas funções e, de outro, há a empresa que se torna mais competitiva ao contar com profissionais capazes de desenvolver e entregar produtos e serviços inovadores, qualificar os processos e proporcionar experiências únicas aos clientes.

Hoje temos uma realidade nas empresas mais comprometida em manter um ambiente de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento da performance, o desenvolvimento de carreira, a gestão de talentos e os planos de sucessão, atingindo um nível maior de maturidade e de engajamento profissional.

Assim, além de saber o que fazer, conseguem entender o porquê do fazer; qual é a melhor forma de fazer e as maneiras de aprimorar, constantemente, esse fazer. Desta forma, neste novo contexto são agregados propósito e significado ao trabalho.

Antes, é preciso diferenciar treinamento de desenvolvimento. Você sabe a diferença?

Treinamento não é o mesmo que desenvolvimento.

Ainda que frequentemente utilizamos os dois termos em conjunto, é importante distinguir o que cada um quer dizer.

Treinamento é uma iniciativa de educação corporativa elaborado com o intuito de aprimorar as competências, habilidades e atitudes dos colaboradores, afim de qualificar o desempenho de suas atividades nos cargos e funções que ocupam.

Frequentemente, o treinamento é de curto prazo e com resultados imediatos. Isto é, precisa ser muito bem planejado para que a aquisição de competências favoreça, efetivamente, o negócio da corporação.

Normalmente, o treinamento surge de uma necessidade da empresa. Além disso, existem treinamentos que são obrigatórios, por lei, para a ocupação de determinados cargos e funções.

“Treinamento como um processo de assimila­ção cultural em curto prazo que recicla esses conhecimentos, habilidades e atitudes rela­cionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho” – Marras (2009)

Já o desenvolvimento profissional é um processo mais amplo, que envolve a aquisição de competências, que favorecem o aumento de desempenho no trabalho e o avanço individual na carreira. Normalmente, se constitui num processo de amplo cronograma, e de longo prazo, trabalhando características que vão além do cargo ou função que ocupa.

Seu principal objetivo é tornar o profissional cada vez mais valioso para a equipe, traçando um olhar para o futuro, antecipando tendências, oportunidades e demandas.

TREINAMENTO:

  • Curto prazo;
  • Resultado imediato (presente);
  • Trabalha as competências individuais;
  • Ênfase nas necessidades pontuais dos colaboradores, individualmente;
  • Objetivo de melhorar as habilidades e competências.

DESENVOLVIMENTO:

  • Longa duração (aprendizado contínuo);
  • Resultado a longo prazo;
  • Trabalha as competências chave do negócio;
  • Ênfase nas necessidades e estratégias contínuas do negócio;
  • Objetivo de aumentar a competitividade mercadológica e produtividade do negócio.

CONFIRA ABAIXO O DEPOIMENTO DE UM DOS EMPRESÁRIOS QUE INVESTEM EM NOSSOS PROGRAMAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO:

Então, qual dos dois é mais importante?

Os dois.

Internalizar um projeto estruturado de treinamento e desenvolvimento na empresa traz benefícios para todos, desde o colaborador mais antigo, até o recém integrado e, claro, para a empresa que renova os conhecimentos da equipe e se torna mais competitiva.

Muitos são os benefícios de ter em seu negócio programas de treinamento e desenvolvimento. Entre eles, podemos destacar alguns:

  • Aumento da produtividade;

Com maior capacidade para desenvolver suas atividades, o profissional maximiza a qualidade do seu trabalho e reduz os erros e possíveis retrabalhos, aumentando a produtividade.

  • Satisfação com o trabalho;

A oportunidade de crescimento contínuo e desenvolvimento de habilidades de aprimoramento profissional e na carreira é um dos fatores essenciais para a felicidade e satisfação de um colaborador com seu trabalho.

  • Diminuição da Rotatividade e aumento no comprometimento;

Colaborador que recebe capacitação sente-se mais motivado, o que diminui as chances de pedido de desligamento, diminuindo os índices de rotatividade. Sentindo-se mais seguro em relação ao seu trabalho, o colaborador passa a ter mais comprometimento com suas atividades e responsabilidades, entregando resultados com maior qualidade.

  • Redução de custos e aumento dos lucros;

A redução de custos é um dos benefícios mais latentes do treinamento e desenvolvimento, visto que seu reflexo pode ser visto em diversos aspectos,como no aumento da produtividade, na diminuição da rotatividade, no aumento do engajamento, como já citamos acima. Tudo isso impacta na redução de custos e melhor aproveitamento dos recursos pela empresa.

  • Melhoria no clima organizacional;

Quando o colaborador recebe treinamento e entende suas responsabilidades no processo de uma organização, sente-se parte integrante de uma equipe, o que torna o clima do ambiente de trabalho mais agradável e harmônico.

  • Produtos e Serviços mais qualificados e competitivos.

um dos principais objetivos do treinamento e desenvolvimento é colher este resultado:a qualificação das entregas da organização. Por isso, este é mais um dos benefícios que um projeto sólido e bem estruturado pode trazer à empresa. Como consequência, a empresa que contará com profissionais mais qualificados, engajados, ativos e responsáveis, pode se tornar ainda mais competitiva no mercado, já que fará entregas diferenciadas aos seus clientes.

 

Agora pense: será que as sua queixas em relação ao eu negócio não estão dentro dos benefícios obtidos com programas de treinamento e desenvolvimento?

Nós, do Instituto Iluminar, podemos e queremos te ajudar a alcançar um next level no mercado.

Entre em contato e vamos começar hoje mesmo um plano de ação no treinamento e desenvolvimento da sua equipe.

 

 

– Instituto Iluminar –  Desenvolvimento Pessoal & Profissional

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Instituto Iluminar
Conheça nossos treinamentos e alcance os resultados que você busca em sua vida pessoal e profissional.
Treinamentos Pessoais
Treinamentos Profissionais
Instituto Iluminar
Siga nas Redes Sociais
Contatos
Back To Top
Buscar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?