skip to Main Content

Pilares Da Inteligência Emocional

A inteligência emocional se tornou uma daquelas palavras da moda que se espalham por aí, provavelmente mais do que qualquer outra. Embora eu tenha visto isso ser usado em uma variedade de contextos, a verdade é que a inteligência emocional é mais profunda do que a maioria vem dizendo, e há muitos benefícios guardados se você levar em consideração alguns pilares básicos da inteligência emocional.

Mas antes, vamos definir o que é a inteligência emocional:

A inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. Pessoas com alto grau de inteligência emocional sabem o que estão sentido, o que significam as suas emoções e como essas emoções podem afetar outras pessoas.

Ter inteligência emocional é essencial para o seu sucesso. Afinal, quem tem mais probabilidade de ter sucesso, uma pessoa que grita com todo mundo quando está sob estresse ou uma pessoa que permanece no controle e avalia a situação com calma?

Quanto mais você, como pessoa, gerencia cada um desses pilares, maior será sua inteligência emocional.

Conheça agora quais são esses pilares:

Autoconhecimento

O primeiro passo para se desenvolver emocionalmente é investir em você, investir em treinamentos, terapias, processos de autodesenvolvimento que irão oferecer recursos para que você se autoconheça de uma forma estruturada e organizada.

Isso é feito através de testes, ferramentas, conteúdos e práticas capazes de promover um entendimento profundo sobre si mesmo e como a sua mente funciona, e poder entender como utilizar todos os recursos a seu favor.

O autoconhecimento requer uma posição de observação sobre si mesmo e dos próprios comportamentos, entendendo seus motivos, ou seja, o que leva você a ser quem é e a se comportar como se comporta, e se esse padrão de comportamento que tem hoje está te afastando dos seus sonhos ou atendendo aos resultados que você deseja na vida, nas mais diversas áreas como pessoal, profissional e nos seus relacionamentos. Se você não tomar o leme do barco da sua vida alguém irá fazê-lo por você!

Gerenciamento das emoções

Uma vez que você se conhece e reconhece como a sua mente e você funciona, irá também identificar quais as causas que te levam a ficar (desregulado), ou seja, desequilibrado, o nosso corpo está o tempo todo buscando a homeostase (estado natural, equilibrado), e se você saiu desse estado é porque houve uma causa, que provavelmente está conectada com algo que você já acredita. Se alguém tentar te ofender te chamando de “estelionatário”, mas você não se identifica em nada com isso, não há porque ficar ofendido.

O auto gerenciamento das emoções implica necessariamente em se conhecer para entender como as suas emoções funcionam e praticar exercícios para se manter a maior parte do tempo em um estado equilibrado.

Muitos exercícios são ensinados nos treinamentos e atendimentos do Instituto Iluminar, sendo que um deles, inclusive, é a meditação.

Auto motivação

Como próprio nome diz, são os seus motivos para agir, a sua razão, porque está fazendo o que está fazendo e para quê ou para quem está fazendo. Quando não há uma conexão com esses motivos e aquilo que você está fazendo, você perde a motivação.

Motivar-se todo dia implica em ter um propósito, ter um porquê, um objetivo maior do que as próprias limitações e dificuldades do dia a dia. Geralmente as pessoas param no meio do caminho e desistem quando os motivos pelos quais ela está agindo não são suficientes para que ela suporte as pressões do dia a dia.

Por exemplo, uma pessoa pode querer empenhar-se a praticar exercícios físicos regularmente, mas, após a primeira semana já se sente desanimada e pensa em desistir, porque isso acontece?

Provavelmente o que levou essa pessoa a querer praticar exercícios não foi algo legítimo, ela pode estar querendo seguir um padrão de beleza imposto pela sociedade, ou pode estar querendo conquistar alguém, ou parecer atraente para as pessoas, mas isso em nada tem relação com o que ela verdadeiramente quer para si mesma.

Empatia

É a arte de se esforçar para entender o comportamento do outro a partir da realidade DELE!

Então não dá pra dizer que se tem empatia dizendo frases como: “se fosse comigo eu não agiria assim”, porque é entender o outro através do outro.

É buscar entender o contexto de vida, de aprendizagem, de limites e oportunidades que a outra pessoa viveu. Sendo que nós nunca vamos conseguir exercer cem por cento a empatia porque só estando na pele da outra pessoa, sentindo o que ela sentiu para entender seus reais motivos.

A empatia não é aceitar, concordar ou compactuar com o comportamento alheio, mas é buscar entender os fatos por uma outra perspectiva, dessa forma você ganha mais flexibilidade e consegue conviver mais pacificamente com as pessoas, entendendo que somos únicos.

Relacionamento interpessoal

Quando você se auto conhece e tem empatia pelas pessoas, sabendo conviver com as suas diferenças, você passa a se relacionar melhor.

Bons relacionamentos geram conexões duradouras e melhoram os resultados que você pode ter na vida.

Imagine aumentar a qualidade dos relacionamentos que você tem com seu cônjuge ou companheiro, com sua família, filhos, pais, amigos, colegas de trabalho, chefe, etc. Como seria o seu network se você fosse uma pessoa encantadora e agradável.

Sabe aquela pessoa que todo mundo quer ter por perto? Então você pode se tornar essa pessoa, mas para isso será preciso aprender a se relacionar e se comunicar bem com o outro para que se possa alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida!

 

Bom, agora você já conhece os pilares da Inteligência Emocional, você precisa começar a dar os primeiros passos seguindo esses pilares.

Se você se interessou e quer começar a partir de hoje a desenvolver todos esses pilares, eu te convido a vir conhecer todos os nossos treinamentos e atendimento aqui do Instituto Iluminar.

Um lugar pensado e criado especialmente para promover o desenvolvimento e o empoderamento das pessoas, elevando o seu grau de consciência sobre si mesmo e sobre os outros para que você possa realizar na sua vida tudo aquilo que você deseja e sonha.

Se você quer transformar a sua vida e poder alcançar tudo o que você deseja clica no link aqui embaixo e saiba mais.

– Instituto Iluminar –  Desenvolvimento Pessoal & Profissional

Você pode ser tudo aquilo que quiser, só depende de você!

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Instituto Iluminar
Conheça nossos treinamentos e alcance os resultados que você busca em sua vida pessoal e profissional.
Treinamentos Pessoais
Treinamentos Profissionais
Instituto Iluminar
Siga nas Redes Sociais
Contatos
Back To Top
Buscar
Abrir o chat
Precisa de ajuda?
Olá!
Podemos te ajudar?